Frpromotora

Frpromotora
Sistema de renda extra da frpromotora

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

13ª rodada de blocos exploratórios de petróleo atrai 39 empresas



A 13ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios de petróleo atraiu 39 empresas. O prazo de inscrição se esgotou ontem (11) e o número de interessados foi divulgado nesta quarta-feira (12) pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O número de empresas é superior ao da 12ª Rodada.
Os pedidos de inscrição serão analisados pela ANP e julgados pela Comissão Especial de Licitação (CEL), no período de 14 de agosto a 2 de setembro de 2015. A decisão sobre os pedidos de inscrição será divulgada por e-mail aos interessados, além de publicada no Diário Oficial da União e no site www.brasil-rounds.gov.br.
A 13ª Rodada de Licitações está marcada para o dia 7 de outubro. Serão oferecidos 266 blocos em 22 setores de 10 bacias sedimentares, num total de aproximadamente 125 mil km² localizados em 10 estados brasileiros.
Os blocos estão distribuídos em 10 bacias sedimentares: Amazonas, Parnaíba, Potiguar, Recôncavo, Sergipe-Alagoas, Jacuípe, Camamu-Almada, Espírito Santo, Campos e Pelotas.
A Rodada de Licitações inclui áreas em bacias de elevado potencial, bacias de novas fronteiras exploratória e bacias maduras que se apresentam como oportunidades para grandes, médias e pequenas empresas. Serão ofertadas ainda, em uma segunda etapa, 11 áreas inativas com acumulações marginais, nas bacias do Recôncavo, Tucano Sul, Paraná, Barreirinhas, Potiguar e Espírito Santo.
Leia Mais ►

Empreiteiras desistem de Angra 3 por inadimplência da Eletronuclear



As construtoras Odebrecht e Queiroz Galvão informaram nesta quarta-feira, por meio da assessoria de imprensa, que desistiram de participar do consórcio contratado para a construção da usina nuclear de Angra 3, devido à inadimplência da Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras responsável pelo empreendimento.
A Eletronuclear, a Queiroz Galvão e a Odebrecht estão entre as empresas investigadas pela operação Lava Jato, que apura um escândalo de corrupção no país. Procurada, a Eletrobras não pôde responder imediatamente, enquanto a Eletronuclear preferiu não se manifestar.
Leia Mais ►

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Professora dá nota máxima a aluno que faz sexo com ela

 


Uma professora do ensino médio foi acusada de ter relações sexuais com um aluno – que, de repente, começou a tirar notas melhores.

Segundo a polícia a ‘vítima’ foi reprovada em Inglês no semestre passado, mas atualmente tem nota 98 na média.

Kayln Thompson,25 anos, que trabalha na Kellyvile High School, em Oklahoma, Estados Unidos, foi acusada de estupro de segundo grau depois de ter afirmado que teve relações com o estudante.

Investigadores dizem que Thompson estava trabalhando na escola por menos de um ano, quando começou a ter um flerte com um aluno de 17 anos de idade.

A vítima que está no primeiro ano, disse à polícia que teve relaões sexuais com Thompson duas vezes, uma em um lago e uma vez em um motel.
Embora a idade de consentimento em Oklahoma seja de 16, como uma professora Thompson é uma figura de autoridade e foi cobrada severamente.

Desde então, ela se demitiu do seu trabalho.

O detetive de Creek County, Chrissie Underwood disse: “É triste porque eles são vulneráveis a ela, e, obviamente, ele está recebendo uma boa nota a partir do ato.”
Leia Mais ►

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Sindicato denuncia que policiais civis cearenses trabalham com munição vencida



Operações constantes da Polícia Civil têm resultado na apreensão de muitas armas de fogo. Mas os policiais atuam sem os devidos equipamentos, informa o sindicato da categoria

O Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpol) denuncia que a categoria está trabalhando nas ruas, no combate ao crime, com munições e coletes com prazos de validade vencidos. Na tarde desta segunda-feira, a entidade realiza uma coletiva de Imprensa para dar detalhes da situação.

Segundo o presidente do Sinpol, Gustavo Simplício, será divulgado o conteúdo de um documento que foi encaminhado ao delegado-geral da Polícia Civil, Andrade Júnior, sobre a questão da munição vencida que está sendo utilizada pelos inspetores e escrivães.

No documento, Gustavo Simplício alerta sobre o perigo que os agentes estão correndo ao participarem diretamente de operações de combate ao crime, em cercos policiais em todo o estado, com “suprimentos de trabalho vencidos, tais como munições e coletes balísticos”.

Na coletiva, será também apresentado um comparativo histórico do fornecimento dos insumos aos agentes da instituição.

A diretoria da entidade alerta, ainda, que se a situação não foi resolvida e algum policial venha a ser lesionado em operação, a entidade ingressará com uma representação judicial Civil e Criminal contra o Estado.

A direção da Polícia Civil e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) ainda não se pronunciaram oficialmente sobre a s denúncias do sindicato.

Fuga

Além do uso de equipamentos e insumos inadequados, o sindicato tem constantemente denunciado a superlotação de presos nas delegacias de Polícia, o que tem motivado constantes episódios de fugas, brigas e rebeliões, além do desvio de função dos servidores, que deixam de trabalhar na investigação de crimes para exercer a função de carcereiro.

Na noite de domingo, dois presos conseguiram fugir do 12º DP (Conjunto Ceará) durante o plantão. A Polícia Militar agiu rapidamente. Houve tiros e muita correria e os detentos acabaram sendo recapturados logo em seguida. 

Fonte: www.blogdofernandoribeiro.com.br
Leia Mais ►

Relatório parcial: violência no fim de semana já provocou 26 mortes no Ceará



Pelo menos, 26 pessoas tiveram morte violenta neste fim de semana em todo o estado do Ceará. O levantamento foi realizado pelo Blog do Fernando Ribeiro na manhã deste domingo (9) com base nos registros das polícias Civil e Militar e da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Foram totalizados 16 casos de homicídios e 10 mortes em acidentes.

O maior número de óbitos decorrentes da violência é relativo ao Interior, onde, entre a sexta-feira e a manhã de hoje, foram registrados sete assassinatos e sete mortes em desastres de trânsito. Em seguida, vem a Capital, com oito homicídios e duas mortes em uma colisão frontal de dois veículos na Praia do Futuro (zona Leste).

Na Região Metropolitana foram somente duas mortes, sendo um assassinato no bairro Alto Alegre, em Maracanaú; e um acidente de trânsito no quilômetro 17 da CE-040, em Aquiraz.

Um grave acidente de trânsito ocorreu por volta de 3 horas deste sábado, (8), quando um táxi foi colhido de frente por um veículo Punto na Avenida Dioguinho, na Praia do Futuro. O taxista Francisco Bernardo dos Santos, 38 anos, teve morte imediata, ficando o corpo preso nas ferragens. Também morreu no acidente um homem identificado como José Eduardo Moreira do Nascimento, que seria ocupante do Punto.

Mortes

Oito casos de homicídios ocorreram em Fortaleza, nos seguintes bairros: Demócrito Rocha, Jangurussu, Itaperi, Itaoca, Passaré, Parque Jerusalém, Bonsucesso e Jardim Iracema.

Já no Interior do estado, foram registrados seis assassinatos e um achado de cadáver nos seguintes Municípios: Juazeiro do Norte (dois casos), Crato (2), Morada Nova (2) e Penaforte.
Leia Mais ►

VAN ESCOLAR FALTA FREIO E BATE EM MURO DE UMA RESIDÊNCIA


O acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira (10) por volta das 13h. A van que faz o transporte de estudantes faltou freio no momento em que descia a rua Caramuru, proximidades do colégio Cirão.

Segundo informações, no veiculo não havia estudantes, o motorista nada sofreu, ficando apenas com o prejuízo. No último domingo (09/08) um micro-ônibus que faz o transporte público atropelou três pessoas que estava em uma motocicleta parada no semáforo na  avenida John Sanford, o micro-ônibus faltou freio e passou por cima de um motociclista. No acidente três vitimas foram socorridas para um hospital, sendo que uma delas não resistiu a gravidade dos ferimentos e veio a óbito horas depois.
Leia Mais ►

Comércio tem 1ª queda no Dia dos Pais desde 2005



As vendas do comércio varejista na semana do Dia dos Pais tiveram a primeira queda anual desde que o indicador foi criado, em 2005, informou nesta segunda-feira a empresa de análise de informações de crédito Serasa Experian.
Segundo a companhia, as vendas no período caíram 5,1 por cento entre 3 e 9 de agosto sobre um ano antes. Considerando somente o fim de semana, de 7 a 9 de agosto deste ano, houve queda de 1,4 por cento na comparação com o fim de semana equivalente do ano anterior (9 e 10 de agosto).
"A crise econômica pela qual atravessa o país, marcada pela alta da inflação, dos juros no crediário, pelo aumento do desemprego e pela queda da confiança dos consumidores, afetou negativamente o desempenho do varejo neste Dia dos Pais", disse a Serasa em comunicado.
Na cidade de São Paulo, as vendas na semana do Dia dos Pais caíram 4,7 por cento ante semana equivalente no ano passado. Já no fim de semana, a baixa foi de 3,9 por cento na mesma base de comparação.
(Por Luciana Bruno)
Leia Mais ►

Lava Jato recolheu até hoje R$ 200 milhões em impostos



Desde março de 2014, o Tesouro Nacional recuperou para os cofres públicos R$ 200 milhões em impostos recolhidos por meio de investigações da Operação Lava Jato. Isso porque pessoas físicas e jurídicas que foram citadas como alvo retificaram espontaneamente suas declarações de Imposto de Renda.
Os nomes estavam sob análise da Receita Federal, que já abriu 198 procedimentos fiscais até o momento para apurar os casos, de acordo com Gerson D'Argord Schaan, chefe da Coordenação de Pesquisa e Investigação da Receita Federal (Copei). A informação foi divulgada pelo Blog do Fausto Macedo nesta segunda-feira 10.
Além do recolhimento dos recursos pelo Tesouro, os alvos da Lava Jato podem passar a ser objeto de representação na Receita para pagarem multas pesadas pelo crime de sonegação fiscal. O órgão espera recolher, com essas medidas, a cifra de R$ 1 bilhão para os cofres públicos.
"São pessoas físicas e jurídicas que retificaram suas declarações e alteraram seus balanços em função do que foi descoberto pela Operação Lava Jato já recolheram ao Tesouro valores de impostos que não seriam recolhidos de outra forma", declarou Schaan ao Estadão.
Ele recomenda "que as pessoas envolvidas façam essa retificação por conta, antes da abertura dos procedimentos". "A Receita vê isso como uma boa iniciativa. As pessoas que sabem que estão erradas se antecipam e retificam suas declarações. É bom para a pessoa, para a Receita e para o Tesouro", explicou.
De acordo com ele, as pessoas que se anteciparam "vão ser beneficiadas por isso. Elas não pagam multa agravada de 150% sobre o valor sonegado, por exemplo".
Leia Mais ►

Inflação dos EUA está temporariamente "muito baixa", diz Fed



A inflação nos Estados Unidos está "muito baixa", mas apenas temporariamente, e a economia quase já alcançou o pleno emprego, disse o vice-presidente do Federal Reserve, Stanley Fischer, nesta segunda-feira.

"Grande parte da inflação atual é temporária", disse Fischer à Bloomberg TV. "Tem a ver com a queda no preço do petróleo. Tem a ver com o declínio nos preços de matérias-primas. Estas são coisas que vão se estabilizar em algum momento", acrescentou.
"Estamos em uma situação com ... quase pleno emprego mas inflação muito baixa", disse Fischer.
Leia Mais ►

Mercado prevê inflação a 9,32% e retração no PIB




Economistas de instituições financeiras voltaram a aumentar suas projeções para a inflação em 2016, ao mesmo tempo em que passaram a estimar estagnação do Produto Interno Bruto no período depois de uma queda de quase 2 por cento neste ano, mostrou nesta segunda-feira a pesquisa Focus do Banco Central.
O levantamento mostra alta de 5,43 por cento do IPCA em 2016 e crescimento econômico nulo, contra 5,40 por cento e expansão de 0,20 por cento, respectivamente, na pesquisa anterior.
Na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada na semana passada, o Banco Central disse que a convergência da inflação para o centro da meta em 2016 --de 4,5 por cento pelo IPCA-- tem se fortalecido e os riscos são "condizentes com efeitos acumulados e defasados da política monetária", mas que ainda é preciso manter-se "vigilante em caso de desvios significativos".
Julho viu alguns cortes de estimativas dos economistas sobre a inflação em 2016, movimento que corroborou nos mercados financeiros as expectativas de fim do ciclo de alta dos juros básicos.
Mas a piora das projeções sobre os preços no Focus da semana passada não foi suficiente para levar os economistas a mudarem suas previsões para a política monetária, ainda prevendo que a taxa básica de juros terminará este ano a 14,25 por cento, patamar atual, e o ano que vem a 12 por cento.
No mercado de juros futuros, a curva de DIs já mostra chances majoritárias de nova elevação de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros em setembro, a 14,50 por cento.
Em julho, a autoridade monetária elevou a Selic em 0,50 ponto percentual e sinalizou o término do aperto monetário, mas esse cenário vem sendo colocado em xeque nas últimas semanas devido, entre outros fatores, à alta do dólar sobre o real, que tende a pressionar a inflação. O Focus passou a mostrar a moeda dos EUA a 3,40 por cento no fim deste ano, frente a 3,35 por cento no levantamento anterior.
Os economistas também pioraram pela 17ª seguida suas estimativas para a inflação neste ano, projetando alta de 9,32 por cento do IPCA, ante 9,25 por cento na pesquisa anterior. Isso mesmo com a perspectiva de contração econômica cada vez mais acentuada neste ano.
Além da perspectiva de crescimento nulo em 2016, o Focus mostrou pela quarta semana consecutiva um aprofundamento na queda do PIB neste ano. Economistas passaram a estimar contração de 1,97 por cento em 2015, contra 1,80 por cento previamente.
As mudanças nas estimativas vêm em meio à pior crise política do Brasil desde o governo do ex-presidente Fernando Collor de Mello, que tem abalado a já fraca economia e a confiança dos agentes econômicos.
(Por Bruno Federowski)
Leia Mais ►

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Levy: Não vejo razão nem benefício para impeachment


O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, reforçou o apoio ao governo Dilma Rousseff:
"É obvio e ululante" que Dilma terminará o mandato. "Não vejo razão e nem benefício para o impeachment", disse ele, em entrevista à Bloomberg.
Para Levy, "o País não está fora de controle" e é descabido pensar em downgrade. Ele acrescenta que o governo está "tomando as medidas que tem que tomar. Não só na área fiscal, que todo mundo se encanta, como em outras áreas."
Sobre as votações do Congresso que podem comprometer o ajuste fiscal, como a aprovação em primeiro turno da PEC do reajuste da AGU, delegados e procuradores, o ministro disse que é preciso tempo para congressistas "entenderem a nova realidade".
"O congresso tem o ritmo dele", disse. "Fui a algumas reuniões. Eles estão tentando entender o novo mundo. Tem que dar um tempinho para entender, principalmente a Câmara. Nem todo mundo pensa em economia o tempo todo" (leia mais).
Leia Mais ►

Congresso é irresponsável ao aumentar gastos, dizem economistas



A aprovação recente de medidas que aumentam os gastos públicos num ano de crise econômica representa um descompromisso do Congresso com a realidade do país. Segundo economistas ouvidos pela Agência Brasil, os parlamentares estão pondo disputas políticos à frente dos interesses do país.
Ontem (6) à noite, a Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que vincula o salário de advogados públicos e de delegados de polícia à remuneração dos ministros do Supremo Tribunal Federal. O texto estabelece índice de 90,25% do salário dos ministros do STF como a maior remuneração de cada carreira.
De acordo com o Ministério do Planejamento, a proposta terá impacto de R$ 2,4 bilhões nos cofres federais em 2015. A partir de 2016, o impacto aumenta para R$ 9,9 bilhões ao ano. Para os economistas, essa despesa é insustentável num momento de queda da arrecadação que obrigou o governo a reduzir a meta de superávit primário – economia para pagar os juros da dívida pública.
“Sob qualquer ponto de vista, o Congresso está sendo, no mínimo, irresponsável. O que está em disputa não é a questão fiscal, mas uma disputa política para aprovar propostas que aumentem o desgaste do governo. Um dos ingredientes é aprovar um conjunto de condições fiscais que inviabilizam qualquer governo”, dissse o professor Francisco Lopreato, especialista em política fiscal da Universidade de Campinas.
Doutora em economia pela Fundação Getulio Vargas, Virene Matesco também reprova a postura do Congresso, ao não levar em conta as dificuldades fiscais do país. “Quando o Congresso se predispõe a atacar pessoalmente um presidente, mostra que não trabalha para a população nem representa o povo que o elegeu. A solvência do país tem de estar acima de quaisquer interesses partidários”, alertou.
Em relação ao quadro econômico atual, os economistas consideram que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, rendeu-se à realidade ao reduzir de 1,1% para 0,15% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) a meta de superávit primário. Para eles, a recente atuação do Congresso agrava as dificuldades fiscais do país, que enfrenta queda de arrecadação por causa da contração da economia.
“Mesmo com a incapacidade de cortar gastos, o ministro Levy precisa passar ideia de que há comprometimento em manter as finanças em ordem. A ajuda do Congresso é importante para isso”, informou Lopreato.
Segundo ele, a articulação política seria importante para mostrar empenho em aprovar projetos que aumentariam as receitas do governo, como a repatriação de recursos enviados legalmente ao exterior e a redução da desoneração da folha de pagamentos.
Para Virene, a diminuição do esforço fiscal representou um sinal de transparência de Levy, que reconheceu rapidamente as dificuldades em executar o ajuste inicialmente prometido. Ela diz que o Congresso deveria atuar como parceiro, não como adversário da equipe econômica.
“O governo tem margem pequena para cortar gastos e precisaria do apoio do Congresso para diminuir despesas obrigatórias. Se a receita está caindo de um lado, por outro o revanchismo dos parlamentares complica ainda mais o ajuste fiscal”, concluiu.
Leia Mais ►

Guarda municipal pode multar por qualquer infração de trânsito, diz STF

 
 
Parte dos ministros queria restringir fiscalização a atos ligados ao município.
Decisão envolve órgão de Belo Horizonte, mas valerá para outras cidades.
 
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta quinta-feira (6) o poder das Guardas Municipais para aplicar multas sobre qualquer tipo de infração de trânsito cometida nas cidades. A decisão foi proferida numa ação envolvendo a cidade de Belo Horizonte, mas o entendimento valerá para qualquer outro município cuja guarda esteja impedida de multar pela Justiça.

Hoje não existe uma proibição na lei para que as guardas municipais apliquem as multas, mas algumas ações no STF contestavam a prática.valerá para qualquer outro município cuja guarda esteja impedida de multar pela Justiça.

Na ação analisada nesta quinta, o Ministério Público de Minas Gerais, contrário ao poder de fiscalização de trânsito da Guarda Municipal, argumentava que o órgão, vinculado ao município, não poderia "usurpar" atribuições da Polícia Militar, ligada ao governo estadual.

O julgamento no STF foi iniciado em maio e, na ocasião, o relator, ministro Marco Aurélio Mello, votou no sentido de permitir a aplicação das multas pelas guardas, mas desde que limitadas a infrações que poderiam afetar a proteção de bens, serviços e instalações municipais.

Assim, o órgão poderia fiscalizar condutas como excesso de velocidade, estacionamento em locais proibidos, tráfego de veículos com peso acima do permitido para determinada via ou a realização de obras ou eventos sem autorização que atrapalhem a circulação de veículos ou pedestres.

"A regulamentação legal alusiva às atribuições da guarda apenas se mostra válida se mantiver alguma relação com a proteção dos bens, serviços e instalações do município", afirmou à época.

Na mesma sessão, o ministro Luís Roberto Barroso divergiu, de modo a permitir que a Guarda Municipal aplicasse qualquer tipo de multa. Para ele, a Guarda Municipal também pode acumular poder de polícia para fiscalizar o trânsito.

A controvérsia dividiu os ministros: ao lado de Marco Aurélio, se posicionaram Teori Zavascki, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski e Cámen Lúcia, para restringir a atuação das guardas. Foram vencidos, no entanto, por Barroso, Luiz Fux, Dias Toffoli, Celso de Mello, Edson Fachin e Gilmar Mendes.

Conforme dados do STF, a decisão deverá orientar ao menos outros 23 processos envolvendo a mesma questão em outros tribunais.

 
Leia Mais ►

Petrobras teve lucro líquido de R$ 5,9 bi no 1º semestre



A Petrobras obteve lucro líquido de R$ 5,9 bilhões no 1º semestre deste ano. O valor, no entanto, é 43% inferior ao mesmo período do ano passado. O resultado reflete, principalmente, o aumento das despesas financeiras líquidas e o reconhecimento de despesa tributária de IOF em transações de mútuo (empréstimos entre empresas do Sistema Petrobras), informou a estatal em nota.
O lucro operacional foi de R$ 22,8 bilhões, 39% superior ao do 1º semestre do ano passado. O principal fator que contribuiu para este crescimento foi a maior margem na comercialização de derivados.

O EBITDA ajustado do semestre foi de R$ 41,3 bilhões, um aumento de 35% em relação ao 1º semestre do ano anterior.
O fluxo de caixa livre foi positivo em R$ 4,5 bilhões ante R$ -15,8 bilhões no 1S14.
Os investimentos totalizaram R$ 36,2 bilhões, 13% abaixo do 1º semestre de 2014. O segmento de Exploração e Produção no Brasil concentrou 78% dos recursos. Em dólares os investimentos atingiram US$ 12 bilhões, 33% abaixo do mesmo semestre do ano passado (US$ 18,1 bilhões).

A Petrobras recebeu R$ 157 milhões referentes a valores repatriados na Operação Lava Jato.
Leia Mais ►

Registro de B.O poderá ser feito em viaturas do Ronda do Quarteirão no Ceará

 


O boletim de ocorrência móvel é uma das inovações previstas no novo modelo de ações que será adotado pela secretaria de segurança.

A partir do final de agosto quem precisar fazer um B.O vai ter a opção de registrar o fato nas próprias viaturas do Ronda do Quarteirão. O boletim de ocorrência móvel é uma das inovações previstas no novo modelo de ações que será adotado pela Secretaria de Segurança.

O programa de policiamento comunitáriovai atuar em áreas específicas,nas chamadas unidades integradas de segurança. A reestruturação do Ronda foi anunciada pelo governador Camilo Santana durante divulgação do balanço de homicídios no mês de julho.

As unidades integradas de segurança serão montadas em 25 áreas de Fortaleza. A ideia é que as “Uniseg’s” atuem de forma integrada facilitando a prevenção, o combate e a investigação de crimes.

Diferente do que se pode imaginar, a Uniseg não se trata de uma construção física. Na verdade é uma reestruturação do atual sistema operado pelo Ronda do Quarteirão que vai envolver as companhias da policia militar e as delegacias de Policia Civil, como informa o coronel Fernando Albano, comandante do programa Ronda do Quarteirão.

Leia Mais ►

Policiais Civis da cidade de Massapê Ce vão a local de crime a pé, pois a cidade não tem viatura da Polícia Civil

 
 
 
Policiais Civis da cidade de Massapê se deslocaram a pé para realizar um local de crime no bairro Rodagem, crime ocorrido na manhã desta quinta-feira (06). Quatro indivíduos em duas motocicletas efetuaram vários disparos e mataram dos jovens. Os Policiais Civis realizaram os trabalhos policiais a pé. Aproximadamente quatro meses que a cidade está sem viatura da Polícia Civil, dificultando os trabalhos investigativos.

Detalhe

Vale ressaltar que Massapê é a Terra Natal do Presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque. 

Leia Mais ►

Coreia do Norte cria fuso horário próprio


A Coreia do Norte anunciou nesta sexta-feira (7) que pretende criar um fuso horário próprio a partir da semana que vem. O horário oficial será atrasado em 30 minutos no próximo dia 15 de agosto (passando a GMT +8h30), data em que o país vai celebrar os 70 anos da libertação do domínio colonial japonês.
O fuso GMT +8h30 era o horário de toda a Coreia até 1912 e foi adiantado em meia hora pelo Império Japonês, que dominou a península entre 1910 e 1945. Atualmente, Coreia do Sul, Japão e Coreia do Norte possuem o mesmo fuso.
"A instituição de um horário próprio de Pyongyang servirá para erradicar de vez a memória do passado colonial", informou a agência de notícias local KCNA. A agência também disse que a decisão de "privar a Coreia do Norte de seu horário é um dos crimes imperdoáveis cometidos pelos imperialistas japoneses".
A notícia, no entanto, foi recebida com ressalvas pela vizinha Coreia do Sul. "É provável que a medida provoque problemas às pessoas que frequentam a zona industrial de Kaesong", disse o porta-voz do Ministério da Unificação, Jeong Joon-hee.
Leia Mais ►

Malásia confirma que destroços encontrados são do voo MH370


O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, confirmou na manhã de quinta-feira (horário local) que parte da asa de um Boeing 777 achada na Ilha de Reunião, no oceano Índico, é do voo MH370, no primeiro avanço real na busca do avião que desapareceu há 17 meses.
"A equipe internacional de especialistas confirmou de maneira conclusiva que os destroços da aeronave encontrados na Ilha da Reunião são de fato do MH370", disse Najib em uma declaração televisionada.
O voo MH370, da Malaysia Airlines, desapareceu em março do ano passado durante viagem de Kuala Lumpur a Pequim com 239 passageiros e tripulantes a bordo.
Leia Mais ►

Sobral tera montadora de Aviões

O município de Sobral será sede de uma montadora de aviões. Com o valor global de R$ 60 milhões, a Gorj Aeronaves, pertencente ao Grupo Oscar Rodrigues Júnior, deve iniciar as atividades no próximo ano. 
“Os projetos arquitetônicos e aeronáuticos estão concluídos. Estamos na fase de formatação dos preços dos componentes. Precisaremos de seis meses para começar”, reforça o empresário Oscar Rodrigues. As peças serão compradas no mercado nacional, mas também do exterior para a montagem das aeronaves. Os aviões produzidos serão monomotores e bimotores com capacidade de transporte para dois, quatro e seis passageiros. 
“Nossa previsão inicial é de oito aeronaves produzidas por mês. Os preços das aeronaves vão depender das cotações que estamos iniciando no momento”, confirma. A comercialização será para o mercado interno. 
Sobre o número de empregos gerados, Oscar Júnior afirma que a empresa analisa a contratação de mão de obra especializada no Ceará, mas deve “importar” profissionais de outros estados. “Temos de definir com o Recursos Humanos o quantitativo de vagas. Haverá a necessidade de contratar gente de fora”. O terreno para abrigar a unidade é de 200 hectares e foi comprado por R$ 3,5 milhões.
Leia Mais ►

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Essa é demais! Paciente é furtado dentro do Hospital Regional Norte (HRN)



O Sr. Manoel Rodrigues Araújo Filho foi realizar uma consultar médica no HRN (Sobral) no dia 11/07, no período da manhã (06h), após preencher a ficha na recepção se deslocou para outro setor do referido hospital, onde foi consultado. O Sr. Manoel esqueceu sua carteira no balcão da recepção, retornou e um vigia entregou a carteira, afirmando que uma pessoa havia lhe entregado, quando o cidadão conferiu a bolsa, verificou que estava faltando a importância de R$ 400, ou seja, furtaram o paciente dentro do hospital.  A vítima ficou indignada e revoltada, solicitou as imagens interna do hospital para verificar quem havia furtado seu dinheiro, mas a unidade de saúde se recusou a dar as imagens.

Leia Mais ►

Fartura de dinheiro: Secretaria de Educação gastará R$ 75 MIL com taxa de transação de passagens aéreas

 
 
Depois de licitar quase 1 milhão para COMPRAS de lanches, o Secretário de Educação de Sobral, Júlio César Costa Alexandre, contratou a empresa Augusto Turismo Ltda, representado por ANTÔNIO DISRAELE AZEVEDO PONTES, para emissão e entrega de passagens aéreas no âmbito nacional e internacional. O contrato custará aos cofres públicos o valor de R$ 75.000,00 (setenta e cinco mil reais) em cobrança de taxas de transação.

Quanto gastará este ano com passagens aéreas nacionais e internacionais o município de Sobral?

Eita cidade rica..... R$ 75 MIL com taxas de passagens.

Leia Mais ►

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Escola pública cearense é a melhor do País, diz Inep


A Escola Estadual de Educação Profissional Padre João Bosco de Lima, de Mauriti, no Ceará, está no topo do ranking das melhores escolas públicas de ensino médio do País, de acordo com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e revelou que as dez melhores do País estão no Nordeste. O segundo lugar da lista também ficou com outra escola cearense: a Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Cesário Barreto Lima, localizada em Sobral.

Ao todo, 15.640 instituições de ensino tiveram os dados divulgados, nas quais 1.295.954 estudantes fizeram o Enem. Segundo o Inep, são escolas de grande porte – com mais de 90 alunos – que tem indicador de permanência alto, onde mais de 80% dos alunos cursaram todo o ensino médio, e têm alunos de nível socioeconômico baixo ou muito baixo.

Segundo o ministro da Educação, Renato Janine, o Inep está propondo pela primeira vez rankings alternativos à listagem pelas maiores notas. “A primeira da lista não é necessariamente melhor, porque existem fatores externos que podem determinar isso. E do ponto de vista da prestação de serviço, se você quer mostrar às famílias qual a melhor escola para o seu filho, às vezes a primeira da lista pode ser muito pequena, e não ter vaga, ou ter uma política restrita de aceitação de alunos. Então, não é uma informação de serviço muito boa. Queremos aproximar o resultado do mundo real e ver a contribuição efetiva das escolas”, disse.

Janine explicou que o Ministério da Educação está valorizando três fatores nesse ranking. O primeiro é o porte das escolas. “Elas têm geralmente uma nota menor porque lidam com uma complexidade de alunos, que é o mundo real. A escola grande prepara melhor o aluno para o mundo real, mesmo que ela pontue abaixo. Não podemos ignorar que uma escola pequena facilita o trabalho do professor, mas também forma um aluno menos apto a lidar com a complexidade crescente do mundo atual”, disse o ministro.

O Inep divide as escolas de um a 30 alunos, de 31 a 60 alunos, de 61 a 90 alunos e com mais de 90 alunos. O segundo fator determinante é o de permanência do aluno na instituição. Segundo Janine, há escolas que excluem alunos que não apresentam bom rendimento e absorvem os bons alunos por processos de seleção para o 3º ano. “Você excluir um aluno que está tendo notas ruins aumenta a nota da escola, mas também não é verdadeiro. Não está dando um desenho real de como a escola formou seus alunos, porque ela subtraiu informação”, explicou.

O instituto divide as escolas pelo fator de permanência, entre aquelas que têm menos de 20% dos alunos que fizeram todo o ensino médio na instituição, e as que têm de 20% a 40%, de 40% a 60%, de 60% a 80% e de 80% ou mais. O fator determinante para o ministro é o nível socioeconômico. “Uma escola com alunos mais pobres, ou mesmo miseráveis, vai ter uma nota inferior. Mas essa escola pode estar fazendo um trabalho educativo mais importante. Ela pode talvez melhorar esses alunos mais do que aquela que já recebeu o aluno com muita formação e com nível socieconômico alto, apenas dando um pequeno avanço nele”, explicou.

O sistema de divulgação do Enem por escola está disponível no site do Inep. Veja abaixo o ranking das dez melhores escolas públicas dentro dos critérios do Inep (grande porte, indicador de permanência de mais de 80% e que atendem alunos de nível baixo ou muito baixo):

Escola Estadual de Educação Profissional Padre João Bosco de Lima, do Ceará

Escola de Ensino Fundamental e Médio Dep. Cesário Barreto Lima, Sobral, Ceará

Escola de Referência em Ensino Médio Coronel João Francisco, de Pernambuco

Escola de Referência em Ensino Médio João Pessoa Souto Maior, de Pernambuco

Escola de Referência em Ensino Médio Barão de Exu, de Pernambuco

Escola de Referência em Ensino Médio Padre Antônio Barbosa Júnior, de Pernambuco

Colégio Estadual Pedro Calmon, da Bahia

Colégio Estadual Dr. Milton Dortas, de Sergipe

Escola de Referência em Ensino Médio Senador Nilo Coelho, de Pernambuco

Escola de Referência em Ensino Médio Manoel Guilherme da Silva, de Pernambuco.

Leia Mais ►

20 policiais foram assassinados em um ano no Ceará

Segurança Pública confirma oito casos só este ano


Contratados para fazer a segurança da população, policiais civis e militares se tornaram alvo dos criminosos. Em um ano, 20 policiais civis e militares foram executados no Ceará. A informação pertence a um levantamento da Associação dos Cabos e Soldados Militares do Ceará (Acsmce) divulgado ao Cnews.

De acordo com a entidade, em 2014 foram executados aproximadamente 12 policiais. Em 2015, oito foram assassinados até quatro de julho. Em relação a este ano, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) confirma que oito policiais morreram. Com relação ao anterior, a SSPDS afirma que irá buscar dados sobre o período, mas acredita que aproximadamente 10 foram mortos. No comparativo com os dados da SSPDS, o número pode chegar a 18 no total, dois a menos que o primeiro levantamento.

Entre as vítimas em 2014, cinco eram militares e três eram policiais civis. O número apresenta apenas casos de execução e não considera casos em que os policiais foram assaltados, como aconteceu nesta terça-feira (4), no município de Barbalha, 575 km de Fortaleza. Na ocasião, dois homens tentaram assaltar um supermercado, quando um militar à paisana reagiu e foi baleado.

Caso estas situações sejam consideradas, este ano 22 policiais civis e militares foram vítimas da violência no Ceará. Entre eles, pode-se destacar os soldados da PM, Higor Kaleb, baleado com dois tiros durante o mês de maio, durante uma operação da Polícia Federal e Francisco Lobo, que sofreu um acidente de moto nesta terça, no município de Boa Viagem, 217 km de Fortaleza.

Entre 2007 e 2015, 121 policiais foram assassinados no Ceará.

A Acsmce informou que os dados repassados são preliminares e que em breve, o resultado completo da pesquisa será divulgado, podendo aumentar o número de policiais mortos.
Leia Mais ►

DELEGACIA NÃO É LUGAR DE PRESO






 A sociedade precisa saber que a situação dos presos nas delegacias do estado beira o caos.



Apesar de já revogada, no início do ano uma portaria do Juiz Corregedor dos presídios fez aumentar rapidamente o quantitativo de presos nas delegacias.
Essa portaria determinava que para abrir uma vaga no sistema para presos das delegacias, era necessário que dois presos do sistema penitenciário fossem soltos. Absurdo!

Depois de revogada, o juiz não compensou a demanda reprimida e vimos o caos se instalar nas dezenas de delegacias da capital e região metropolitana.

Para complicar mais ainda, foi iniciada a necessária reforma da Delegacia de Capturas e os mais de 150 homens ali recolhidos tiveram que ser distribuídos entre as delegacias que já estavam lotadas, vez que a Secretaria de Justiça, órgão a quem legitimamente cabe a custódia desses presos, não abriu vagas.

Hoje abrigamos mais de 900 encarcerados, o que ocupa uma parcela considerável do nosso efetivo como "babá de preso". Assim, ficamos impossibilitados de dar à população uma segurança pública de qualidade e exercer o nosso mister de investigar.

Que fique claro: DELEGACIA NÃO É LUGAR DE PRESO!

A Secretaria de Justiça e o Juiz Corregedor dos Presídios necessitam enfrentar essa questão antes que uma tragédia ocorra.

As delegacias de policia estão encrustadas dentro dos bairros mais populosos da nossa capital e a qualquer momento motins, rebeliões, fugas e resgates poderão colocar em risco a população que reside no entorno.
"Pedimos que o Secretário de Justiça, Hélio Leitão, aja com a urgência que o caso requer e crie imediatamente as vagas necessárias para desafogar as delegacias, sob pena de sua omissão gerar consequências desastrosas."

Fonte: facebook da Polícia Civil do Ceará em Ação
Leia Mais ►

Dinamite explode na mão de bandido enquanto tenta detonar caixa eletrônico em Salvador

Polícia irá investigar o registro de entrada de pacientes em hospitais de Salvador 
Três homens tentaram explodir os caixas eletrônicos de uma agência bancária na madrugada desta quinta-feira (23), no bairro de Campinas de Pirajá, em Salvador. De acordo com informações da polícia, imagens do circuito interno de segurança mostram que uma das bombas explodiu nas mãos de um dos bandidos.
 
 
Os criminosos chegaram a pé e quebraram a porta da agência com uma barra de ferro / Reprodução/Record Bahia
Os criminosos acabaram fugindo do local sem levar nada, deixando para trás uma banana de dinamite em um dos terminais eletrônicos. Dois explosivos chegaram a ser detonados, mas a explosão não foi intensa. 
As câmeras de segurança do local também registraram o momento em que os criminosos chegaram a pé e quebraram a porta da agência com uma barra de ferro.

A polícia irá investigar o registro de entrada de pacientes em hospitais de Salvador e cidades vizinhas, para tentar identificar os suspeitos.

 
Leia Mais ►

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Incêndios desalojam mais de 13 mil pessoas na Califórnia

Incêndios na Califórnia  2015

Mais de 13 mil pessoas foram retiradas no estado da Califórnia, no Sudoeste dos Estados Unidos, nos últimos dias, devido a devastadores incêndios que consumiram milhares de hectares. Segundo os mais recentes dados do Departamento Florestal e Proteção Anti-incêndios, mantém-se o alerta máximo no norte da Califórnia devido aos ventos e relâmpagos que se abatem sobre a região desde a semana passada.
A grave seca que o estado enfrenta e as elevadas temperaturas em alguns pontos tornaram a região “um barril de pólvora”, de acordo com o governador da Califórnia, o democrata Jerry Brown.
O maior incêndio ativo – denominado Rocky Fire – atinge uma zona agreste entre os condados de Lake, Yolo e Colusa, no norte de Sacramento e a área vitivinícola do vale de Napa.
Segundo o porta-voz do Departamento Florestal e Proteção Anti-incêndios, Daniel Berlant, as chamas queimaram mais de 25.090 hectares. O incêndio ocorre desde 29 de julho e é controlado em 12%. O fogo destruiu 24 casas e outras 26 estruturas.
O número de pessoas retiradas devido aos incêndios é de quase 13,2 mil.
As autoridades estão confiantes que o incêndio poderá ser dado como extinto na próxima segunda-feira (10).
Mais de 3,1 mil pessoas tentam extingui-lo, um terço do total destacado por todo o território da Califórnia para travar o avanço das chamas que, no dia 30 de julho, provocaram a morte de David Ruhl, um membro do serviço de bombeiros.
O condado de Trinity, próximo do limite fronteiriço com o Oregón, no norte, regista dois dos mais extensos incêndios do estado.
O maior – denominado ‘Fork Complex’ – queimou 10,2 mil hectares.
Leia Mais ►

EUA anunciam plano para reduzir emissão de carbono

plano para reduzir emissão de carbono

O presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou hoje (3) um plano que pretende reduzir em 32% a emissão de carbono das centrais termoelétricas até 2030. O chamado "Plano Energia Limpa", ou Clean Power Plan, propõe um cronograma de ações para minimizar o impacto do aquecimento global no mundo.
Obama manteve o discurso já adotado, anteriormente, em defesa de adaptação às mudanças climáticas. "Não há maior ameaça para as futuras gerações do que as alterações do clima, e isso também é uma ameaça à segurança dos Estados Unidos", afirmou.
Se for atingida, a meta de 32% de redução deverá fazer com que as centrais termoelétricas voltem aos níveis de emissão de dióxido de carbono emitidos em 2005.
Durante a apresentação do plano, em uma cerimônia na Casa Branca, Obama disse que as termoelétricas são responsáveis por um terço da contaminação total por carbono em território norte-americano, e que, por isso, a decisão é considerada uma das mais importantes tomadas até agora pelo país.
Entretanto, o plano precisa do apoio do Congresso, majoritariamente republicano na atual legislatura. Alguns senadores já se posicionaram de forma contrária a adoção das medidas alegando que haverá redução de postos de trabalho e que os custos serão muito elevados para a economia norte-americana.
Ao apresentar o plano, Obama rebateu os argumentos já conhecidos, e disse que as mudanças climáticas são um problema para as futuras gerações. "Não há um plano B neste assunto. Temos que nos adaptar", afirmou.
Além disso, o presidente disse que as empresas terão tempo e um cronograma "flexível" para se adaptarem às novas normas fixadas. O plano anunciado por Obama era esperado dentro do país e também pela comunidade internacional, em um momento em que as Nações Unidas se preparam para a Conferência do Clima de Paris, a COP 21.
O evento será realizado em dezembro e os países do mundo tentaram, mais uma vez, assinar um protocolo global e um plano conjunto para combater os efeitos das mudanças climáticas.
Leia Mais ►

Eurotúnel: 1,7 mil imigrantes são barrados em uma noite



Cerca de 1,7 mil imigrantes foram impedidos de chegar ao túnel do canal da Mancha, entre a noite de domingo (2) e hoje (3), perto de Calais, no Norte da França. Um policial foi ferido por uma pedra, durante a operação.
Entre estas tentativas, cerca de mil pessoas foram impedidas de entrar na área de acesso ao túnel pelas forças de segurança e outros 700 foram interceptados já no interior desta mesma área, segundo uma fonte policial.
Um membro da polícia ficou ferido “no rosto e na cabeça” por uma pedra que estava na área dos carros e foi transportado para o hospital. O imigrante que arremessou a pedra, um sudanês, foi detido no local.
O Eurotúnel, que liga a França ao Reino Unido, vem sofrendo, nas últimas semanas, tentativas de invasão em massa de imigrantes que querem passar para o lado britânico.
O número de tentativas tinha diminuído durante o fim de semana para cerca de 400, devido à menor circulação de caminhões. A situação é dramática e dez imigrantes já morreram nestas tentativas desde junho.
Para reforçar a segurança, o ministro do Interior francês, Bernard Cazaneuve, anunciou na quarta-feira um reforço de 120 polícias, em apoio aos 300 que já fazem a segurança no local.
Leia Mais ►

Piloto morre em queda de helicóptero na Rússia



Um piloto morreu e outro ficou ferido com a queda de um helicóptero durante um show aéreo na região russa de Ryazan neste domingo, 2. Durante acrobacias no evento a cerca de 200 km de Moscou, um helicóptero Mi-28 entrou em parafuso antes de cair.
"O comandante morreu, o segundo piloto está vivo. De acordo com o segundo piloto, uma falha do equipamento causou o acidente", afirmou o chefe das Forças Aéreas russas, general coronel Viktor Bondarev, segundo a agência de notícias RIA.
Leia Mais ►

Paraguai acusa Brasil de invasão de território



 invasão de território

O Ministério das Relações Exteriores confirmou neste sábado (1º) o recebimento de nota diplomática enviada pelo governo paraguaio sobre uma troca de tiros entre contrabandistas e militares brasileiros e paraguaios no Rio Paraguai. O Itamaraty informou que responderá o documento na segunda-feira (3).
De acordo com a nota enviada ao governo do Brasil, o incidente teria ocorrido na terça (28) e quarta-feira (29), próximo à cidade de Salto del Guaira, localizada perto da fronteira entre os dois países.
O embaixador brasileiro em Assunção, José Felício, foi convocado na sexta-feira (31) pelo chanceler paraguaio para receber uma nota diplomática sobre o episódio.
Segundo o governo do Paraguai, o Exército brasileiro invadiu o território paraguaio durante operações de combate a delitos na fronteira. Militares brasileiros teriam identificado seis embarcações de contrabandistas com mercadorias que seriam trazidas para o Brasil. De acordo com o governo paraguaio, os militares do Brasil trocaram tiros com os contrabandistas a 100 metros da costa paraguaia.
A assessoria de imprensa do Itamaraty esclareceu que está apurando o incidente e na segunda-feira enviará resposta ao governo paraguaio. A assessoria explicou que o Brasil deverá propor trabalho coordenado entre os dois países na região.
Leia Mais ►

Guarda Civil Municipal de Sobral, transportando quentinhas para a casa de prefeito de sobral

Internauta flagrou um Agente de Trânsito da Guarda Civil Municipal de Sobral, transportando quentinhas com destino à Serra da Meruoca para alimentar os guardas que ficam em serviço à disposição na casa do ex-governador Cid Gomes. 
O flagrante foi registrado hoje às 11h50. As informações são de que todos os dias as quentinhas vão em uma viatura da Guarda, por volta do meio dia.


Leia Mais ►

Sobral-Ce: Policiais Militares do RAIO tiram mais uma arma de fogo de circulação

 
Arma de fogo


Policiais militares do RAIO (Grupo II) efetuaram a prisão em flagrante de Antônio de Sousa Silva, 23 anos, ele foi preso portando uma arma de fogo no conjunto Santo Antônio. O fato se deu ontem (02). O acusado foi encaminhado à Delegacia Regional de Polícia Civil, para a realização dos procedimentos cabíveis. Os policiais responsáveis pela prisão foram: Cabo Glauter, Soldado Taironny, Soldado Barros, Soldado Costa e Soldado Santos.
Leia Mais ►

Cão fica mais de 10h ao lado de cadela que morreu atropelada


Um cachorro permaneceu ao lado da companheira por pelo menos dez horas, numa das avenidas mais movimentadas de Sorocaba (a 99 km de São Paulo), depois que a cadela foi atropelada e morreu. Os dois animais andavam juntos pelas ruas do bairro há alguns meses e foram descritos como "inseparáveis" por comerciantes que trabalham no local.

O atropelamento ocorreu na madrugada desta sexta-feira (31), na avenida Ipanema. A cadela não resistiu aos ferimentos e morreu na hora. A cena chamou a atenção de quem passava pelo local pela manhã, dentre eles a cabeleireira Rosimara Ferreira, que fez imagens da cena.

"O cachorro não deixava ninguém chegar perto, parecia que estava protegendo a cadela mesmo. Foi uma cena muito triste, todo mundo que viu chorou", contou.

Segundo Mariana Borgui, que trabalha com proteção aos animais em Sorocaba, o cachorro deixou o local depois que o corpo da companheira foi retirado, no começo da tarde, e teria sido recolhido por uma veterinária.

Já a remoção do corpo da cadela foi feita por um popular, em veículo próprio. Procurada, a Polícia Civil informou que não recebeu nenhuma denúncia sobre o caso. 
Dupla vivia inseparável nas ruas

A amizade dos dois cachorros começou depois que o cachorro bege chegou ao local, há cerca de três meses. O dono do animal não foi identificado. Já a cadela vivia na rua há mais de um ano e não se sabe se ela já teve algum dono.

"Eles não se largavam, onde estava um, o outro logo aparecia também. Eram muito queridos por todos", disse Josué Gonçalo, 45, que trabalha nas proximidades de onde o acidente ocorreu.

Mariana ressalta, entretanto, que, independente de ter sido abandonado ou fugido, o caso pode servir de alerta e indicar a importância da posse responsável. Ela defende que os animais sejam identificados e que os donos sejam responsabilizados pelo eventual abandono.

"O dono tem que ser responsável. Na pior das hipóteses, precisa se responsabilizar pela escolha de um novo lar e acompanhar essa rotina de perto. E, tanto se o animal fugiu como se foi abandonado, isso mostra uma negligência que não pode acontecer", disse.
Leia Mais ►

FLAGRANTE: cansados de presenciar assaltos na avenida, moradores colocam placas avisando a população sobre o perigo



A placa diz tudo! Moradores da Praia do Futuro, na área próxima ao fim da Avenida Santos Dumont, dizem assistir, todos os dias, assaltos à mão armada contra quem passa por ali, seja à pé ou em veículo. Principalmente à noite e nos fins de semanas, bandidos procedentes de várias favelas da região agem de forma violenta e atiram contra quem tenta escapar. Com a palavra, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). 

Leia Mais ►

domingo, 2 de agosto de 2015

Carro oficial de desembargador é atingido por tiros em Fortaleza


O veículo oficial utilizado pelo desembargador Francisco Pedrosa Teixeira foi atingido por cinco tiros no Bairro Vila Manual Sátiro, em Fortaleza. O incidente aconteceu em 10 de julho e o registro da ocorrência foi feito no dia seguinte, 11 de julho, no 30º Distrito Policial (DP).

Segundo o registro, os tiros aconteceram por volta das 20h30 durante uma suposta tentativa de assalto.

O motorista do desembargador, José Aírton Oliveira, afirmou não ter visto os assaltantes e o nome do desembargador não é citado. Segundo depoimento do motorista registrado no Boletim de Ocorrência, ao qual o jornal Diário do Nordeste teve acesso, ele se identifica à polícia como proprietário do automóvel. O veículo contém placa característica de veículo oficial, segundo a polícia.

O local onde a tentativa de assalto e os disparos aconteceram não foram periciados devido ao Boletim de Ocorrência ter sido feito apenas um dia após o crime. O Tribunal de Justiça do Ceará deu um prazo de cinco dias para que o desembargador se pronuncie a respeito da suposta tentativa de assalto.

O Tribunal de Justiça diz ainda que autorizou abertura de processo administrativo sobre o caso em 13 de julho, no mesmo dia em que foi notificado sobre o incidente. Em 17 de julho foi encaminhado expediente ao Secretário de Segurança Pública e Defesa Social pedindo a realização de perícia técnica no veículo utilizado pelo desembargador.
Leia Mais ►