Frpromotora

Frpromotora
Sistema de renda extra da frpromotora

terça-feira, 13 de outubro de 2015

A melhor vacina contra a Gripe

vacina contra a gripe


A gripe é uma infecção respiratória causada por um vírus; é extremamente contagiosa; embora seja considerada uma doença mais "fraca", ela é responsável por milhares de mortes no ano; muitas vezes a gripe pode piorar um problema respiratório pre-existente e gerar problemas mais sérios; a vacina é bastante eficaz, mas alguns cuidados dever ser levados em consideração antes de tomá-la

Por que tomar vacina ?
A gripe é uma infecção respiratória aguda altamente contagiosa, provocada por um vírus. Muitas vezes considerada como uma doença begnina, ela é no entanto responsável por muitas mortes, especialmente em idades extremas da vida e em pessoas com certas doenças respiratórias, cardiovasculares, renais ou diabetes.

Se a maioria dos casos de gripe curam espontaneamente, os riscos de complicações associados à doença e o risco de contágio significativo da doença justifica a existência de uma vacina para se proteger.

Esta vacina é especialmente recomendada para pessoas acima de 65 anos de idade ou mais, para aquelas apresentando fatores de risco específico bem como pessoas convivendo com bebês. Ela deve ser administrada todo ano devido à rápida evolução dos vírus responsáveis pela gripe.

Que vacina ?

As vacinas utilizadas são vacinas denominadas « inativas ». Elas contêm elementos de várias estirpes de vírus da gripe, selecionadas em função dos vírus em circulação e de acordo com as recomendações da OMS. A composição da vacina é decidida anualmente no mês de fevereiro.

Existe uma vacina que combina uma proteção contra gripe e uma proteção contra o tétano. Esta vacina é reservada para os adultos. Há também uma vacina para alguns pacientes com idades entre 65 anos ou mais, especialmente para aqueles apresentando fatores de risco de complicações relacionadas à gripe. Esta vacina tem a particularidade de conter um adjuvante destinado a reforçar sua eficácia.

Qual o calendário de vacinação ?


A vacina é administrada por via intramuscular nas doses abaixo:

– crianças de 6 a 35 meses : uma dose de 0,25 ml,

– crianças de 36 meses ou mais e adultos : uma injeção de 0,5 ml.

Para as crianças com menos de 9 anos de idade que não tenham sido previamente infectadas ou vacinadas, uma segunda dose deve ser injetada pelo menos quatro semanas posteriores.

Como armazenar uma vacina ?

As vacinas devem geralmente ser armazenadas ao abrigo da luz, a uma temperatura entre 2 e 8 °C. Elas não devem ser congeladas. É preciso, portanto, colocá-las na geladeira, evitando armazená-las em compartimentos alojados na porta (a temperatura destes compartimentos sobe toda vez que a geladeira é aberta).

Que contra-indicações?

Antes de qualquer vacinação, é preciso assegurar-se da ausência de contra-indicações. Neste propósito, seu médico lhe fará várias perguntas sobre sua saúde e seu histórico médico. Se ele descobrir uma contraindicação temporária à vacinação, ela será adiada. Se ele descobrir uma contraindicação definitiva (situação tornando a administração da vacina definitivamente impossível), ele mencionará tal fato na sua carteira de saúde.

Seu médico lhe fará perguntas específicas sobre suas eventuais alergias. Uma alergia a qualquer componente da vacina pode levar a uma reação grave, potencialmente mortal: a anafilaxia. No entanto, esta complicação alérgica é muito rara.

As contraindicações das vacinas contra a gripe são uma hipersensibilidade comprovada à uma das substâncias utilizadas na composição da vacina, aos ovos ou às proteínas da galinha.

A vacinação deve ser adiada em caso de doença aguda acompanhada de febre.

Quando é preciso tomar vacina ?

A vacinação contra a gripe é recomendada anualmente para as pessoas de 65 anos de idade ou mais.

Ela também é recomenda para pessoas, inclusive as crianças de 6 meses ou mais e nas mulheres grávidas, com as patologias abaixo:

– distúrbios bronco pulmonares crônicos (asma e Bronco Pneumopatias Crônicas Obstrutivas : BPCO),

– insuficiências respiratórias crônicas,

– doenças respiratórias crônicas que podem ser agravadas pela gripe (bronquite crônica, bronquiectasia, hiper reatividade brônquica),

– displasias broncopulmonares,

– mucoviscidose,

– cardiopatias congênitas, insuficiências cardíacas graves, valvulopatias graves, arritmias graves, doenças coronárias,

– histórico de acidente vascular cerebral,

– formas graves de distúrbios neurológicos e musculares (incluindo miopatia, poliomielite, miastenia, doença de Charcot), paraplegias e tetraplegias com lesão diafragmática,

– doenças renais crônicas graves, síndromes nefróticas,

– drepanocitoses,

– diabetes do tipo 1 e tipo 2,

– imunodeficiências primitivas ou adquiridas.

Por fim, ela é recomendada:

– para pessoas internadas em uma clínica de cuidados ou em uma entidade médico-social, seja qual for sua idade,

– à família dos bebês abaixo de 6 meses (que não podem ser vacinados) apresentando fatores de risco (prematuros, crianças com cardiopatia congênita, deficiência imunológica congênita, patologia pulmonar, neurológica ou neuromuscular),

– aos profissionais da saúde e qualquer profissional em contato regular e prolongado com pessoas apresentando fatores de risco de gripe severa,

– à tripulação dos aviões e navios de cruzeiro assim como ao pessoal da indústria do turismo acompanhando grupos de turistas (guias).

Quem pode me vacinar ?

Você pode ser vacinado por seu médico, por um médico que trabalha em um centro de vacinação, por seu médico do trabalho ou por um enfermeiro (mediante receita médica). As crianças menores de 7 anos de idade podem ser vacinadas em um centro de Proteção Maternal e Infantil (PMI).

A pessoa que for lhe aplicar a vacina, explicará por que ela lhe recomenda esta vacina. Ela irá procurar eventuais contraindicações e lhe fornecerá informações sobre os possíveis efeitos colaterais da vacina (dor, febre). Ela lhe dará dicas para prevenir ou aliviá-las. Ela inscreverá os dados na sua caderneta de saúde, mencionando a data, a marca da vacina, seu número de lote.

Que efeitos colaterais?

A vacina contra a gripe é geralmente bem tolerada. Uma dor no local da injeção e sintomas de caráter gripal (febre, náuseas, dores musculares) podem surgir e durar até dois dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário